Oficina – Peixes nativos do rio Almonda

Hoje fomos novamente, à biblioteca, participar na Oficina – Peixes Nativos. Na sala ouvimos a Bióloga que nos falou das problemáticas à volta dos rios, ou seja, a poluição, a seca, animais invasores e destruição dos habitats.

Quando íamos para a pescaria, começou a chover!

Esperámos um pouco a ver a exposição dos desenhos que já tínhamos feito numa outra visita. Entretanto, parou a chuva e foi possível ir até à margem do rio. Lá, foi-nos explicado como iria acontecer a pesca, sem magoar os peixinhos!

A Bióloga e o Sr. Pedro, o Guarda-rios, foram fazer a recolha de alguns exemplares de seres vivos nativos do rio. Eles usaram a técnica da pesca elétrica. Num balde, foram sendo cada vez mais, os exemplares. Conseguimos ver: três Esgana-gatas; três bogas – Boga-de-boca-reta; um barbo (um pouco magoado) e uma boga. Também observámos alguns invasores, os lagostins que tinham pinças que entalaram o dedo do Luís.

Aprendemos que devemos ser protetores dos nossos rios. A água doce é muito escassa no nosso planeta (toda – 3%; mas só 1% está acessível). Não devemos poluir e é muito importante poupar água.

Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, texto coletivo, 4.ºA