FestAgilpaes 2022

No dia 19 de maio, no Teatro Virgínia, realizou-se mais uma edição da FestAgilpaes, do Agrupamento de Escolas Gil Paes, com a participação dos alunos desde o pré-escolar ao 12º ano em notáveis atuações artísticas. Após dois anos de interrupção devido à situação pandémica pela qual todos passámos, foi com enorme entusiasmo que o AEGP realizou esta festa.

O evento abriu com um sublime momento musical, proporcionado pelos alunos do Ensino Artístico Especializado do Conservatório de Música do Choral Phydellius e do Agrupamento, seguido de variadas interpretações artísticas. Alunos e professores  partilharam o palco e proporcionaram momentos artísticos, de reconhecida qualidade, a um público entusiasta e generoso nos aplausos.

Todas as atuações foram concebidas com o objetivo de transmitir várias “Mensagens”, apresentando-se em palco: crianças finalistas dos Jardins de Infância do Agrupamento, bem como alunos do 4.º ano da Visconde São Gião e do Centro Escolar da Serra d’Aire, que nos contagiaram com a sua energia na interpretação de uma canção mimada e de vários exercícios de ginástica e de modalidades desportivas; testemunhos de alunos da Manuel de Figueiredo, através da música, da dança, da poesia, da língua gestual e, até,  do código de morse!; grupo de ginástica do agrupamento, composto por alunos do 5º ao 12º ano, que concretizou exercícios de ginástica acrobática com grande perfeição e beleza; alunos do 11ºano que interpretaram Pessoa e os seus heterónimos mais conhecidos, bem como outros dois artistas contemporâneos deste poeta,: Florbela Espanca e Almada Negreiros, retratando, com grande profissionalismo, um breve quadro representativo da forma de sentir e poetizar neste período da nossa História; e os alunos do 12ºano de Artes que, no seu contributo para um futuro melhor e na sua capacidade crítica sobre a realidade, apresentaram o projeto “Visão sobre a cegueira”, desenvolvido no contexto dos Domínios de Articulação Curricular (DAC) e nas comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago, assim como no Plano Cultural de Escola no âmbito do Plano Nacional das Artes, a que o Agrupamento de Escolas Gil Paes aderiu.

A FestAgilpaes ainda contou com um momento muito especial de homenagem e reconhecimento aos Professores e Assistentes Operacionais, que se aposentaram nos últimos dois anos e aceitaram estar presentes e participar no evento.

Num momento de destaque e simbólico do reconhecimento do mérito académico, ocorreu a entrega de prémios aos melhores alunos do Agrupamento que concluíram o 6º, 9º e 12º anos, no ano letivo transato.  A Decisões&Soluções, através do diretor da agência de Torres novas, Mário Nuno, empresário com um percurso de sucesso, voltou a premiar os jovens finalistas de cada ciclo de ensino. Foi atribuído um prémio, para aquisição de materiais de estudo, cultura ou lazer no valor de 50 euros, a 6 alunos do 6º ano; de 200 euros, a 3 alunos do 9º ano e de 750 euros, à aluna com melhor classificação em 2020/21 que, neste momento, está a frequentar o curso de Medicina.

Ainda com medidas de proteção e segurança, devido à pandemia por COVID-19, que ainda impediu a presença de alguns convidados, já foi possível ao Agrupamento reunir, em ambiente de festa, os representantes da sua comunidade escolar, confirmando-se que  a “Arte em presença” é muito importante para veicular  “Mensagens” da escola para a comunidade e, por esta via, mostrar um pouco do que acontece no Agrupamento de Escolas Gil Paes.

O trabalho de fotografia é da autoria da Professora Carla Madeira e de Nuno Vasco

Aceder ao Album Aqui