A DANÇA E A MATEMÁTICA

O AEGP em colaboração com o Lab-Criativo do Cine-Teatro Virgínia promoveu junto da sua Comunidade Educativa um conjunto de atividades culturais de diversas áreas.

Acreditando no valor de experiência como base para o conhecimento, não ficamos indiferentes ao contributo que a atividade “A Dança e a Matemática” poderia significar para os alunos. A divulgação da atividade era, no mínimo, “sedutora”.

 Dizia assim:

“A matemática é uma disciplina criativa. Criativa porque se constrói, reconstrói e se explora, porque se desenvolve na dinâmica criação-conceito científico do indivíduo. E a aprendizagem passa a ser um processo pessoal, onde a motivação é impulsionadora do metaconhecimento. A dança é a disciplina do corpo que permite a liberdade. Não a liberdade caótica, sem sentido, mas um explorar do impulso inato para o movimento, na expressão do corpo criativo individual. E a aprendizagem passa a ser um processo baseado na alegria e na descoberta de novas possibilidades, na resolução de problemas e na tomada de decisões, a partir de corpo. A Dança e a Matemática, juntas, potenciam o conhecer e o relacionar, promovendo a capacidade de criação do conhecimento (científico e artístico), utilizando o corpo como um todo.”

A disciplina de Educação Física em colaboração com a de Matemática, através dos seus docentes, decidiram proporcionar este momento de aprendizagem, diferente, inovador, pedagogicamente muito apelativo, aos alunos da turma D do 5º ano, na passada terça-feira, no Ginásio da Escola Manuel de Figueiredo.

Toda a atividade decorreu da melhor forma possível, com uma dedicação enorme do Professor Pedro Carvalho, professor de Matemática e de Dança, naturalmente. A entrega colocada na sua atuação foi reflexo de uma postura igualmente irrepreensível da turma, tanto na atenção, como na participação e na criação de um envolvimento de partilha entre alunos e artista.

Foi uma manhã de sonho em que dançaram números e equações, ao sabor de ritmos e compassos, com música, sorrisos e alegria.

Como nota final, este momento foi também presenciado por uma delegação de professoras de Castilla – La Mancha, Espanha, que se encontrava de visita à Escola, no âmbito de um projeto Erasmus. Foi uma surpresa boa, a julgar pelas suas reações de surpresa e satisfação.

Os alunos “adoraram”, estiveram muitíssimo bem, aproveitaram a oportunidade que apenas 6  turmas tiveram em 30 que o desejaram. Pediram mais….

E os professores, enquanto um dançava e a outra fazia contas, prometeram pensar nisso….com carinho!!!

João Carola, DT do 5ºD