Desafio “A minha corda de saltar”

No âmbito da disciplina de Educação Física e no decorrer do Ensino à Distância, três turmas do 5.º ano (E, F e G) da Escola Manuel de Figueiredo participaram no desafio “A minha corda de saltar”. Os alunos, orientados pela professora Susana Alves, puseram mãos à obra e criaram um equipamento funcional, ideal para o exercício físico que era realizado semanalmente em aulas síncronas da disciplina.

O desafio de partir para a construção da corda constituiu para os alunos um valor na procura do conhecimento, do desenvolvimento de habilidades, de relacionamento com materiais, estéticas e técnicas diferentes, bem como a utilização de saberes de outras áreas do conhecimento. Num total foram idealizadas 48 cordas e identificadas com nomes super giros.

Após votação realizada pelos alunos das três turmas envolvidas no desafio, a corda “Rainbow”, realizada pelo Diogo Nunes do 5.º E, alcançou o 1.º lugar no desafio com 21 votos. Seguiu-se em 2.º lugar a “Pintinhas” da Laura Correia, também do 5.º E, com 13 votos, e em 3.º lugar a corda “Primavera” da Carolina Alves, do 5.º G, com 12 votos. Todos os alunos estão de parabéns pelas suas cordas.

Algumas declarações de alunos que participaram no desafio:

“Fico bué contente de a minha corda ter sido selecionada. Gosto muito deste tipo de trabalho e também gosto porque o faço com a minha mãe. Estes trabalhos ajudaram-me a passar o tempo e fizeram com que eu não estivesse sempre ao computador. Para fazer esta corda a mãe comprou corda, depois pintámos com tintas que temos cá em casa e utilizei uns cones de elástico da loja do meu avô para ser uma corda ecológica, porque temos de preservar o ambiente. Chamar-se “Rainbow” porque é muito colorida. Obrigado a todos os que votaram na minha corda.”
Diogo Nunes – 5.º E

“No dia 24 de maio, foi enviado pela professora o desafio “A minha corda de saltar”. Segundo indicações dadas pela professora e com o material que tinha em casa (novelos de lã, pegas de corda que já não utilizava e tintas), comecei a idealizar a minha corda. Decidi entrelaçar 3 fios de lã de cores diferentes, para dar alegria ao meu trabalho e para que pudesse ter alguma espessura. De forma a reutilizar uma corda que já não usava, aproveitei as pegas e pintei-as de acordo com as cores de lã utilizadas. Escolhi o nome “Pintinhas” para o meu trabalho, pois acabei por dar um “toque pessoal”, desenhando as pintas com o dedo indicador, de forma a simbolizar também as saudades que temos dos abraços uns dos outros, nesta altura em que o toque é tão “proibido”! Gostei muito de fazer esta atividade, que me fez sentir mais perto da minha turma, pois atualmente utilizo-a para fazer os exercícios pedidos pela professora nas aulas síncronas. “
Laura Correia – 5.º E

“A minha inspiração para fazer a corda veio da alegria que temos que ter para viver. Como estamos a passar por tudo isto quis que a minha corda fosse bastante colorida, para dar cor e alegria ao nosso dia e para que também seja uma maneira bastante alegre para fazer exercício físico”.
Carolina Alves – 5.º G

Um muito obrigado aos pais e avós, que proporcionaram aos seus filhos/netos todo o apoio necessário para a construção da sua “obra” e também a todos os alunos pelo seu envolvimento no concurso. Voltaram a ser fantásticos. Sabem que qualquer atividade física é melhor que nenhuma. Criem novos desafios e envolvam outros elementos do vosso agregado familiar na realização dos mesmos e tudo se torna mais fácil e divertido. Vamos todos cuidar da nossa saúde e do nosso bem estar. Sejam promotores da atividade física!