Curso Erasmus+ PLATON

Entre os dias 7 e 12 de julho de 2019, as professoras Ana Gaspar, Florbela Véstia e Lúcia Antunes, participaram no curso “PLATON Summer School”, que decorreu em Maratona (Grécia) no âmbito do Erasmus+ Novos Cenários de Aprendizagem. Este curso teve como objetivos:

  • Promover abordagens de ensino centradas no aluno, como a metodologia de educação científica baseada no inquiry e na resolução de problemas, centradas nas competências e não nos conteúdos;
  • Promover uma abordagem holística interdisciplinar, com base em métodos de ensino inovadores, como as “Grandes Ideias da Ciência”, que também fomentam a colaboração entre professores de diferentes áreas da ciência;
  • Apoiar o uso de ferramentas educativas online, como laboratórios de matemática e ciências, simulações, jogos e outras ferramentas eletrónicas que facilitam o processo de ensino e aprendizagem;
  • Apoiar a colaboração significativa entre professores da mesma escola, atualizando as suas práticas pedagógicas, tornando-as mais eficazes e mais adequadas às necessidades dos estudantes, através de uma abordagem STEM.

As sessões “hands-on workshop” do curso incidiram sobre a utilização das nove componentes do Inquiry Based Learning nas práticas letivas, na exploração das “Big ideas of Science”, no trabalho interdisciplinar e colaborativo subjacente a estas ideias, para fomentar aprendizagens interdisciplinares nas Ciências, e uma breve introdução à educação baseada na Science Technology Engeneering and Maths (STEM).

Notícias no Facebook: 1 e 2