Regresso dos alunos em Erasmus+ do Ensino Profissional

Os primeiros 4 alunos do ensino secundário profissional do AEGP, que realizaram estágios profissionais em Espanha e França, ao abrigo do Programa Erasmus+, regressaram a tempo de passar a Páscoa com as famílias e voltaram mais enriquecidos e com algumas histórias para contar. O balanço é consensual: “muito positivo, valeu a pena”. Adaptaram-se a um novo país, aprenderam a viver sozinhos, a fazer compras, a gerir dinheiro, a andar de transportes públicos, a comunicar com os outros numa língua diferente da sua e desenvolveram várias capacidades profissionais e pessoais.

Mariana Amora, 17 anos, e Quévin Baptista, 17 anos, alunos do 2º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, estagiaram durante 30 dias na empresa AEtronics, em Toledo. Ganharam experiência profissional nas tarefas desenvolvidas nas diferentes placas dos painéis de instrumentos e das placas das centralinas, com a dessoldagem dos componentes, com um gerador de ar quente ou um ferro de soldar, e  à verificação do funcionamento individual de cada componente. Conhecida pelo seu património histórico e com vários pontos turísticos bastante interessantes, os nossos alunos visitaram tudo o que conseguiram visitar na cidade de Toledo, degustaram a gastronomia, aperfeiçoaram o espanhol e cresceram em aprendizagem, autonomia e maturidade.

Villefranche-sur-saône, perto de Lyon, em França, foi o destino de Gonçalo Pereira, 17 anos, e Guilherme Coelho, 18 anos, do 2º ano do Curso Profissional Técnico de Mecatrónica. Estiveram na empresa MSK emballages e realizaram várias tarefas nas áreas da Mecânica, Instalação Elétrica e Programação. Desenvolveram novas competências com esta experiência profissional, melhoraram a sua comunicação em língua francesa, a sua autonomia e capacidade de resistência, pois os horários “eram muito apertados” para os transportes públicos que tinham de apanhar de manhã e ao final do dia.

Os tutores estrangeiros também manifestaram o seu agrado por terem acolhido os 4 jovens a estagiar, elogiando a sua capacidade de integração, colaboração e de empenho, mostrando-se recetivos a acolher outros jovens do AEGP que, brevemente, partirão, por sua vez, para estágio em junho.