Erasmus+ Novos Cenários de Aprendizagem

O Agrupamento de Escolas Gil Paes, constituído por 7 escolas no concelho de Torres Novas (Portugal), procura melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos, promovendo a inovação e a modernização das metodologias e tecnologias de ensino, bem como melhorar o seu perfil europeu, através da participação em projetos europeus e parcerias com outras escolas europeias.

O projeto Erasmus+ “Novos Cenários de Aprendizagem“, coordenado pelo professor Nelson Correia, decorreu entre os anos letivos 2018-19 e 2020-21, com os seguintes objetivos:

  • Desenvolver as competências dos professores, no âmbito das novas metodologias e tecnologias de ensino, nomeadamente a metodologia do inquiry, a educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e a Programação e Robótica;
  • Promover a criação e utilização de recursos educativos digitais e cenários de aprendizagem, centrados no aluno e baseados na investigação e na resolução de problemas;
  • Promover a inclusão de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo e com dificuldades cognitivas;
  • Desenvolver a autonomia dos alunos;
  • Aumentar o interesse dos alunos pelas disciplinas das áreas das Ciências e Tecnologias;
  • Promover a colaboração e partilha de conhecimentos e experiências com outras escolas europeias;
  • Melhorar as competências linguísticas dos docentes e o conhecimento das realidades socioculturais e educativas europeias.

Para se atingir estes objetivos, 26 professores de Ciências e Tecnologias e do Ensino Especial participaram num job shadowing, realizado numa escola da Polónia, e em 8 cursos realizados na Itália, Grécia e Alemanha:

A realização destas atividades permitiu atingir os seguintes resultados e impactos:

  • Materiais relacionados com os cursos frequentados pelos professores;
  • Projeto LabMaker na Escola Secundária Maria Lamas, que consiste numa sala aberta a todos os alunos do Agrupamento de Escolas Gil Paes e a outras escolas, onde os alunos podem construir objetos com diversos materiais, nomeadamente máquinas simples e robôs de LEGO, e realizar atividades experimentais de Física, Química, Programação e Robótica. Mais informações em https://www.agilpaes.pt/wp/index.php/projeto-labmaker;
  • Implementação da plataforma Google Workspace em todo o Agrupamento, a partir de 2018/19, nomeadamente através da utilização do Classroom e da Drive com os alunos, o que facilitou muito o processo de E@D em 2020 devido à pandemia;
  • Ações de formação acreditadas em que 69 professores aplicaram, com os seus alunos, novos cenários de aprendizagem recorrendo a ferramentas digitais – Três oficinas sobre “Aprendizagem Ativa com Recurso às TIC”, com a duração de 30 horas, promovida pelo Centro de Formação A23, e uma oficina sobre “Go-Lab: Laboratórios online e as competências para o século XXI”, com a duração de 50 horas, promovida pelo NUCLIO;
  • Colaboração com professores de outros países através da participação em 4 projetos Erasmus+ KA2 com alunos, que iniciaram em 2020/21.

O impacto nos professores participantes foi bastante positivo, de acordo com a percentagem obtida nos seguintes parâmetros:

  • A participação no curso contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e pessoal – 100%;
  • Utilizou com os seus alunos algumas ferramentas/metodologias abordadas no curso – 96%;
  • A participação no curso contribuiu para aumentar o interesse dos alunos pela sua disciplina – 76%;
  • A participação no curso contribuiu para o sucesso escolar dos seus alunos – 83%;
  • A sua comunicação em inglês melhorou – 92%;
  • Gostava de realizar outra formação fora de Portugal – 100%.

KA101 – Resultados de seleção 2018

Os professores selecionados pertencem ao Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e aos grupos de Geografia e de Educação Especial, tendo sido selecionados todos os professores interessados e com possibilidade de participar.

Notícias

LabMaker
Curso “Successful Strategies for Teaching Students with Special Needs
Curso “Designing Inclusive Educational Environments
Curso”Open Schools for Open Societies
Curso PLATON
Curso “Introduction to Coding and Robotics with Arduino
Curso “Tablets and Smartphones: Using Mobile Devices as Educational Tools
Curso “There’s an App for That! Exploring the Best Apps for Teaching and Student Learning