Maria Lamas: testemunhos vivos

A Escola Secundária de Maria Lamas (AEGP – Torres Novas) celebra este ano letivo a sua patrona: Maria Lamas, 130 anos do nascimento e 40 da morte. 

Homenageamos 90 anos de vida rica de experiências, de apoio aos outros, de luta pela paz e pela dignidade humana.

Entre vários outros eventos, no passado dia 23 de outubro, o Museu Municipal trouxe à escola um ex-preso político, José Pedro Soares,  e uma neta de Maria Lamas: Maria d’Aires Caeiro.

Na Escola Manuel de Figueiredo, Maria d’Aires Caeiro falou com alunos do 7.º e 8.º anos, satisfazendo a curiosidade dos mais jovens, tanto no que diz respeito à sua avó e respetiva obra, como à relação que existiu entre ambas.

Na Escola de Maria Lamas, Margarida Moleiro apresentou um vídeo – do Movimento Democrático de Mulheres – sobre Maria Lamas, complementado com a apresentação oral de alguns aspetos da sua vida e obra. José Pedro Soares testemunhou a sua experiência de preso político e apresentou a segunda edição do livro Elas estiveram nas prisões do fascismo (URAP, 2021). Este estudo permite melhorar  o conhecimento sobre uma página sombria da História Portuguesa e da história do Homem! Para que nunca mais se repita!