“Eu” e a Europa numa perspetiva futura

Uma reflexão sobre o “Eu” e a Europa numa perspetiva futura, daqui a 10 anos, foi o desafio lançado pelo Clube Europeu à comunidade educativa.

Todos sabemos que a Europa possui uma História e uma dinâmica política complexa, que depende de todos nós. Mudanças significativas podem ocorrer numa década. Há quem lance pensamentos otimistas sobre o futuro, outros ficam mais resilientes nas suas respostas.

Também o nosso “Eu” muda… Quem seremos nós em 2033? E quem somos nós hoje?

Os jovens, parte significativa da população europeia, são os principais responsáveis por moldar o futuro. São os principais impulsionadores da inovação e do progresso tecnológico, que são fundamentais para o crescimento de um país e de uma Europa. São eles que têm ideias frescas e criativas para solucionar os problemas do dia a dia, têm o potencial de liderar as mudanças sociais e políticas necessárias para enfrentar os desafios globais. Por isso, investir na educação e no desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas é fundamental para o futuro da Europa, para que enfrentem os desafios com coragem e visão a longo prazo. O que dizem eles sobre isso? Que expetativas têm os adultos sobre eles?

As centenas de respostas (cartas, livros de turma, trabalhos, vídeos e podcast) a este desafio encontram-se guardadas na cápsula do tempo (física e digital) que só será reaberta em 2033. O Clube Europeu agradece a colaboração de todos, alunos, docentes e corpo não docente.