Direitos Humanos pelo chão…e não só!

Estes foram alguns dos produtos que as turmas de 9º ano realizaram para levar a cabo uma campanha de comunicação visual, sensibilizando a comunidade escolar para a importância da defesa dos Direitos Humanos.

Sendo este um dos temas obrigatórios da disciplina de Cidadania e Mundo Atual, foi feita, inicialmente, uma análise da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promovida pela ONU, levando os alunos a discutir em grupo, a atualidade e pertinência de cada um destes direitos que continuam a ser desrespeitados na atualidade. Com base nessa discussão, criou-se um projeto em parceria com Complemento à Educação Artística, Educação Visual e Plano Nacional das Artes.
Esta interação criada entre as várias disciplinas insere-se no espírito do Plano de Inovação do Agrupamento que apela para um trabalho colaborativo e entrosado das várias disciplinas, contrariando a ideia tradicional de cada uma delas ser independente e trabalhar isoladamente.
Foi lançado o desafio aos alunos para escolherem um dos direitos da referida declaração e, de forma criativa e visual, explorarem a mensagem nele transmitida.

Assim, algumas turmas optaram por realizar uma instalação – “Direitos Humanos pelo Chão”- acentuando a carga negativa da mensagem, outras realizaram cartazes analógicos e digitais e ainda uma atividade que consistiu numa encenação realizada durante um dos intervalos do horário escolar. Algumas das atividades decorreram oportunamente durante o mês de dezembro, uma vez que o dia internacional dos direitos humanos se comemora a 10 de dezembro.

A instalação “Direitos Humanos pelo Chão” voltou a ser visualizada no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, no dia 26 de abril, durante a atividade da EUHRENET “AGIR PELOS DIREITOS HUMANOS, AQUI!”

O balanço final do projeto foi muito positivo, ao criar uma dinâmica diferenciada e complementar, espelhando também desta forma, o espírito de cidadania, no respeito pela diferença, com vista a um objetivo comum.

Parabéns a todos os que estiveram envolvidos neste projeto inovador!

A coordenadora de CMA, Isabel Abegão