COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL

Na semana de 24 a 28 de abril foram desenvolvidas atividades de comemoração da Revolução dos Cravos. Neste 49º aniversário, nas aulas de Cidadania e Mundo Atual, os alunos refletiram sobre a importância histórica desta data. Com a colaboração dos Professores de Educação Visual foram elaborados cravos com mensagens alusivas e posteriormente divulgados à Comunidade Escolar  tendo sido expostos no Bar da Escola na “Árvore da Liberdade”.

Os alunos realizaram também entrevistas  a familiares/pessoas amigas para recolha de informações,  de forma a compreenderem melhor como se  vivia em Portugal durante o Estado Novo e as  principais mudanças ocorridas com o 25 de abril. Algumas dessas entrevistas foram também divulgadas na televisão do Bar.
O Coro da Escola de Música do Phydellius, atuou na Escola Maria Lamas com um conjunto de temas de Lopes Graça, alusivo à resistência, à ditadura e ao 25 de Abril. Esta atividade integrou-se também na dinâmica do ensino articulado de música, assim como na Semana do Agrupamento. A atividade realizou-se no dia 21 de abril e contou com a participação de alunos de várias turmas do 9º ano, particularmente das turmas A e B, mas integrou também alunos do secundário. Terminou com o convite, a todos os que conhecessem o reportório, a juntar-se ao coro, o que constituiu um momento de partilha e de animação.

A conquista das liberdades deve ser sempre festejada e há que tomar consciência que a sua defesa nunca pode ser descurada.
25 DE ABRIL SEMPRE!