Melhores Leitores – Maria Pilar Bugio Afoito

Divulgamos mais um testemunho de uma relação especial com a leitura, apresentado pela aluna, do 10.º Ano, Maria Pilar Afoito.

  1. Quantos livros lês em média por ano? Quando lês mais e quando lês menos? Em que momentos do dia consegues ler e durante quanto tempo?

 A verdade é que é difícil determinar o número de livros que leio anualmente, dado que comecei a ler mais do que costumava ler há alguns meses. No entanto, ultimamente tenho lido entre 8 a 10 livros mensais… O tempo que passo a ler depende da minha disposição ou até do meu interesse pelos livros que tenho na estante, mas varia entre quarenta e cinco minutos a duas horas e meia por dia.

  1. Em que locais ou circunstâncias tiras maior prazer da leitura? 

Devo admitir que prefiro ler num local sossegado. Não consigo ler em cafés, por exemplo. Durante a leitura, faz-me confusão o ruído.

  1. Quais os livros que te deixaram uma impressão mais forte?

O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde

Terra Americana – Jeanine Cummins

O acontecimento – Annie Ernaux

Fala-me de um dia perfeito – Jennifer Niven

Isto Acaba Aqui – Colleen Hoover

  1. Quando foi que te tornaste leitora?

A minha mãe sempre me incutiu o hábito da leitura. Lembro-me, quando tinha cerca de oito anos, da minha mãe me ler todas as noites uma entrada do Diário de Anne Frank. Quando entrei no segundo ciclo, decidi reler o livro e considero que foi nesse momento que me tornei leitora. Apesar de tudo, foi nas férias de verão, entre o nono e o décimo ano, que comecei a despender grande parte do meu tempo a ler.

  1. Quais foram as viagens mais marcantes que fizeste a bordo dos livros? 

Os livros têm a incrível capacidade de, durante a sua leitura, nos transportarem para um mundo distante do nosso. Têm a capacidade de nos fazer rir, chorar, de viajar e, o mais especial, de nos fazer sentir e vivenciar as personagens e a história. O livro que li mais recentemente e que me marcou fortemente foi “O Acontecimento” da autoria de Annie Ernaux. Foi, sem dúvida, um murro no estômago e transportou-me para uma realidade nua e crua: a ilegalidade do aborto em França nos anos 60 (o que acabou por conduzir à morte de mulheres que abortaram de forma clandestina) e a pouca relevância que era dada à mulher na época, através do relato carregado de dor da própria autora.

  1. Persistes na leitura, mesmo que seja difícil? Quais os livros que tiveste maior dificuldade em ler e/ou que não leste até ao fim? Porquê? No caso de teres desistido da leitura de alguns livros, planeias tentar lê-los algum dia? 

Já li alguns livros que não me fascinaram e que se tornaram numa leitura maçante, porém, persisto sempre na leitura de um livro. O livro que mais me demorou a ler (por volta de um mês) foi “A Terra Prometida” da autoria de Barack Obama. Achei o livro extremamente interessante, mas a escrita era bastante densa e não me agradou. Possivelmente, a demora na leitura do livro e, por vezes, a falta de interesse em relação ao mesmo, pode ter-se devido ao facto de eu o ter lido quando tinha apenas 13 anos. Agora, com uma mente mais aberta e habituada a outro tipo de livros, julgo interessar-me mais pelo mesmo.

  1. Na tua perspetiva, quais são os maiores benefícios da leitura?

A verdade é que a leitura traz bastantes benefícios para a nossa vida, quer pessoal quer profissional. O hábito da leitura melhora a nossa capacidade de escrita e de compreensão, para além de enriquecer fortemente o nosso vocabulário e sentido crítico Julgo ainda ser importante referir que a leitura, ao nos fazer ver o mundo numa perspetiva diferente e desenvolver a nossa imaginação, acaba por exercitar o cérebro humano, podendo até chegar a melhorar a qualidade da nossa saúde mental, ao reduzir o nosso stress.

  1. Costumas recorrer às bibliotecas para obteres livros? Que vantagens e desvantagens associas às bibliotecas? 

Sempre me fascinou ver a minha estante repleta de livros, que poderia ler ou reler a qualquer momento. Porém, nos últimos tempos, tenho recorrido à biblioteca escolar para requisitar livros do meu interesse e, antes de comprar outro livro, verifico sempre no site da Biblioteca Gustavo Pinto Lopes se tal está disponível ou na biblioteca escolar ou na biblioteca municipal. De facto, a requisição de livros nas bibliotecas permite-nos ler uma maior variedade de livros, para além de nos fazer poupar algum dinheiro.