Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?

Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes? é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove a leitura e a cidadania.  A biblioteca escolar da Manuel de Figueiredo, Agrupamento Gil Paes, aderiu mais uma vez a esta iniciativa.

Desenrolou-se ao longo do ano letivo e seguiu as regras e procedimentos das eleições políticas (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação, escrutínio), permitindo aos jovens compreenderem, como se desenrola todo o processo eleitoral.
No início do ano letivo, os alunos elegerem os livros que mais gostaram de ler, a nível nacional. Desta eleição, foram divulgados a lista dos livros mais votados para os vários níveis de ensino.

Na penúltima semana de fevereiro iniciou-se a campanha eleitoral que terminou a dia 6 de março. Com o intuito de promover os seus livros preferidos, os alunos fizeram cartazes e pequenos vídeos.
A 8 de março de 2024 procedeu-se à eleição do livro mais fixe com a deslocação dos alunos à biblioteca escolar. Exerceram o seu direito de voto 319 alunos do 2.º ciclo e 336 alunos do 3.º ciclo.


O livro mais votado pelos alunos foi a AVOZINHA GÂNGSTER quer pelos alunos do 2.º ciclo, quer pelos alunos do 3.º ciclo.