Este foi o projeto que a turma do 5º E abraçou, desde o início, com muito interesse e empenho. Nas tardes dos dias 9 e 13 de junho, algumas mães e encarregadas de educação dos alunos da turma, estiveram presentes na Biblioteca da Escola Manuel de Figueiredo para, em parceria com os seus educandos e alguns professores da turma, participarem na confeção de vestidos e calções, a fim de serem oferecidos a crianças de países menos favorecidos.
Visando a cidadania e a sustentabilidade, e no âmbito do projeto DAC, a turma iniciou um trabalho que visa a formação de cidadãos mais solidários e responsáveis, preocupados com a ajuda aos mais desfavorecidos, sem descurar, no entanto, a importância da reciclagem e a proteção humanitária. Os alunos, que alegremente reproduzem em forma de bordado, figuras da “Bordallo Pinheiro”, destinadas a ilustrar os vestidos e calções confecionados (parte deles com tecidos reciclados), aprendem ainda a fazer o molde, a talhar algumas peças de roupa, a coser à máquina e a pregar botões.
Algumas das peças de vestuário já concluídas foram apresentadas, à comunidade escolar, sob a forma de estátuas vivas, em que os nossos “modelitos” da turma se revelaram autênticos profissionais.
Este projeto tem a vigência de dois anos e será concluído no próximo ano letivo.
A Diretora de Turma
Célia Madeira