Entrevista ao Padre José Luís Borga
No âmbito do Concurso “Gentes e Lugares”, promovido pela Rede Cultura 2027, a turma do 6ºG participou e teve um excelente desempenho tendo alcançado o 1º lugar, no Concelho de Torres Novas, no escalão do 2º e 3º cíclos.
Para aderir a este projeto os alunos tiveram de utilizar apenas o telemóvel como ferramenta de trabalho e o objeto a criado foi um filme com um máximo de 3 minutos. Esse filme teve conteúdos de 3 naturezas: pessoas que nos inspiram (influencers de escola, rua ou bairro), lugares de que essas pessoas gostam especialmente (o património do município eleito pelas pessoas) e a música que nos apaixona (criação musical original para banda sonora do filme.
O desafio de participar neste concurso “Gentes e Lugares” partiu da professora Clarisse Sousa, que leciona a disciplina de Educação Visual à turma, na Escola Manuel de Figueiredo de Torres Novas tendo o apoio de alguns professores na coordenação e orientação das várias etapas de concretização do Projeto.
As ideias foram surgindo com grande entusiasmo dos alunos e da professora, que dinamizou e coordenou o projeto desde o primeiro minuto até à concretização final. Tal como foi sugerido no concurso, os alunos propuseram vários nomes de relevo da sua cidade. Dos vários nomes sugeridos elegeram, por fim, o Padre Luís Borga, que aceitou prontamente o desafio. A música do vídeo foi totalmente criada e tocada pelos alunos.
A professora Clarisse sublinhou que, do início ao fim de todo o processo, todas as decisões foram única e exclusivamente da responsabilidade dos alunos, tal como a execução de todas as tarefas.
No dia 1 de junho, durante toda a manhã, a turma participou na Gala Final, que decorreu no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, onde e foram revelados os filmes vencedores, dos 26 Municípios que aderiram ao Concurso. Os alunos visionaram e votaram nos 3 filmes apurados para a final nas diferentes categorias, tendo assim a oportunidade de conhecer lugares, pessoas, profissões, ofícios e histórias de pontos muito distintos do nosso país.
No dia 14 de junho, na Escola Profissional de Torres Novas, o nosso Município fez a entrega dos prémios da fase eliminatória concelhia do concurso. As alunas representantes da turma, Matilde Belo e Maria Santos estiveram presentes em representação da turma.
Esta foi mais uma excelente oportunidade de potenciar as aprendizagens dos nossos alunos e proporcionar o seu crescimento pessoal e intelectual. São Projetos como este que nos permitem desenvolver o trabalho de entreajuda e de colaboração entre alunos, escola e famílias. Foi espetacular o recurso às tecnologias como forma de estimular a envolvência, a criatividade e os laços culturais e artísticos dos alunos.