É a partir do século XIX que as ideias de igualdade, liberdade, soberania popular e contrato social começam a entrar em vigor e a mudar mentalidades. Contudo, o respeito pelos direitos humanos nem sempre foi posto em prática.
A defesa da liberdade e a prática da escravatura colocou-se como uma grande contradição dos termos pelos liberais, herdeiros das ideias das Luzes. Ora se os Homens do século XIX já tinham a capacidade de perceber que todos os indivíduos nascem iguais por que razão continuava a haver a escravatura? É fácil responder a esta questão: motivos económicos; rendia muito mais ter um escravo a trabalhar desde o nascer do sol até ao seu pôr, com as condições “mínimas” e trocá-lo ao fim de dois, três anos depois de morrer do que ter homens pagos com um horário “como deve ser” (8 a 10 horas por dia). E esta mentalidade perdurou bastante.
Continuar a ler em http://escolasliterarias.agilpaes.pt/index.php/ciencias-sociais/educacao/480-o-desrespeito-pelos-direitos-humanos-no-seculo-xix-em-portugal-e-no-mundo