Entre os dias 24 e 29 de junho de 2019, as professoras Ana Mourão, Ana Samartinho e Elisabete Vitorino, participaram no curso “Designing Inclusive Educational Environments”, que decorreu em Florença (Itália) no âmbito do Erasmus+ Novos Cenários de Aprendizagem. Esta formação abordou conteúdos sobre educação inclusiva, nomeadamente aprendizagem multinível, diferenciação pedagógica, adaptações no processo de avaliação e acomodações curriculares. Também foram abordadas as metodologias de ensino, estratégias, boas práticas e ferramentas adequadas aos processos de inclusão e às aprendizagens de alunos com necessidades educativas. Além deste enriquecimento profissional, as professoras contactaram com professores da Grécia e Espanha, e viveram muitas emoções através do convívio e da descoberta da cidade de Florença e seus arredores.
Objetivos do curso:
- Enfrentar a diversidade e identificar as barreiras à participação e aprendizagem que surgem nas escolas;
- Planear intervenções para apoiar a diversidade;
- Recorrer a práticas alternativas de aprendizagem, técnicas, materiais e ferramentas de avaliação para acompanhar o desenvolvimento dos alunos;
- Utilizar as TIC para apoiar todos os alunos em contextos inclusivos;
- Promover o trabalho colaborativo na comunidade escolar (professores, alunos e família), de modo a estabelecer valores e práticas de inclusão.