A biblioteca desenvolveu dois workshops, destinados aos alunos do 9.º Ano ao 12.º Ano, sobre pesquisa de informação e IAG. Um dos workshop parte da apresentação de um modelo de pesquisa de informação (PLUS), estabelecendo-se a ligação entre as suas etapas e o recurso à IAG. O segundo workshop, cujo design foi concebido em colaboração com o Departamento de Expressões, dirige-se aos alunos do ensino artístico. Todas as sessões foram desenvolvidas em parceria com os docentes das turmas envolvidas.
Através destes workshops, procura-se apurar a perceção e o nível de informação dos alunos acerca da Inteligência Artificial (IA) e, em particular, sobre a Inteligência IAG.
Verificou-se que grande parte dos alunos não tinha a noção de que a IA já está entre nós há muitos anos, nomeadamente nos seus telemóveis, e do seu impacto nos mais variados domínios da atividade humana. Até ao momento, verificou-se que parte dos alunos confundia a IA com o chatbot Chat GPT, que já utilizam regularmente. Em interação com os alunos, destacam-se as potencialidades e riscos da IAG e sugerem-se alguns procedimentos éticos, em contexto escolar, que possam favorecer o desenvolvimento das capacidades dos jovens, preparando-os para um futuro necessariamente diferente daquele que conhecemos.
Ambos os workshops incluem atividades práticas para experimentação e discussão de resultados obtidos com a IAG. A formação já foi aplicada em treze turmas, estando agendadas mais algumas sessões. Os materiais utilizados nos workshops foram partilhados com os docentes e alunos e serão compilados numa newsletter RED-AEGP.