Nesta rubrica, pretendemos destacar alunos que gostam de ler. Para conhecermos melhor a relação que têm com a leitura, solicitámos-lhes que respondessem a um questionário. As primeiras respostas são da aluna, da EML, Ana Beatriz de Jesus da Silva.
- Quantos livros lês em média por ano? Quando lês mais e quando lês menos? Em que momentos do dia consegues ler e durante quanto tempo?
É difícil fazer uma média anual pois a minha motivação para ler é muito variável e o tamanho dos livros também, mas talvez 10 livros por ano. Costumo ler mais em semanas em que não tenho muitas avaliações e leio ou durante os intervalos ou antes de ir dormir. O tempo que passo a ler depende inteiramente do interesse que tenho. Há livros que só consigo ler por 10 minutos e outros que me prendem e chego a ler durante 3 horas seguidas.
- Em que locais ou circunstâncias tiras maior prazer da leitura?
Locais calmos e silenciosos, o barulho desconcentra-me.
- Quais os livros que te deixaram uma impressão mais forte?
Se os gatos desaparecessem do mundo – Genki Kawamura
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid
Ao Haru Ride (não tem tradução para português) – Io Sakisaka
- Quando foi que te tornaste leitora?
Acho que comecei a ler mais habitualmente no quarto ano, com 10 anos.
- Quais foram as viagens mais marcantes que fizeste a bordo dos livros?
Penso que quase todos os livros que já li foram uma viagem marcante, chorei com eles, ri-me e, acima de tudo, deram-me uma vista do mundo diferente da que tinha, ou acrescentaram-lhe alguns elementos.
- Persistes na leitura, mesmo que seja difícil? Quais os livros que tiveste maior dificuldade em ler e/ou que não leste até ao fim? Porquê? No caso de teres desistido da leitura de alguns livros, planeias tentar lê-los algum dia?
Já me aconteceu desistir de alguns livros, sim. Penso que o mais importante é entreter-me, se perceber que não gosto do que estou a ler e mesmo após alguma insistência não fico interessada, paro de ler. O tempo que não perco neste livro poderá ser usado para outro.
- Na tua perspetiva, quais são os maiores benefícios da leitura?
Melhora as capacidades de escrita, de concentração e oferece um maior conhecimento geral. A vida real é, por vezes, secante e repetitiva e a leitura permite-nos imaginar um mundo totalmente diferente e sentir emoções nunca antes sentidas.
- Costumas recorrer às bibliotecas para obteres livros? Que vantagens e desvantagens associas às bibliotecas?
Nem por isso, leio muitos livros em inglês e no formato digital. Acima de tudo as escolhas de bibliotecas não me costumam agradar muito. No entanto, penso que a existência de bibliotecas é muito importante por serem de acesso gratuito.