No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular, a turma do 11º AVA abraçou o projeto FUTURICIDADE concebido por Marta Tomé e Rui Matoso.
Este projeto visa mobilizar nos jovens estudantes o entusiasmo pelo desenvolvimento pessoal, a autonomia e a responsabilidade no exercício da cidadania plena, estimulando a imaginação coletiva e a construção de um futuro da cidade a partir da complexidade do presente e da sua transformação num horizonte de vida comum, respeitando todas as formas de vida, o pluralismo e a diversidade cultural.
Assim, os alunos realizaram diversas atividades respondendo desta forma ao desafio lançado.
Durante a semana de 26 a 30 de abril aconteceram no espaço da escola diversos happenings e intervenções “artivistas”.
No dia 30 de abril, a turma apresentou uma intervenção artística pluridisciplinar integrada no espaço da escola, a partir da desconstrução da ideia de poder instituído e da liberdade alcançada pelo 25 de Abril. Tal como referido na sinopse escrita pelos alunos, “sob uma alienação superior, as ordens são seguidas sem qualquer tipo de oposição ou resistência…o medo é quem mais ordena… o poder cai… a liberdade é quem mais ordena”.
No dia 1 de junho, a turma inaugurou na Avenida J. M. Azevedo uma instalação artística constituída por 25 bandeiras com mensagens alusivas a várias problemáticas sociais atuais.
O Projeto FUTURICIDADE foi acompanhado pelos professores António Coelho, Brigite Gomes, Cristina Nascimento e Maria José Garcia.
Crédito fotográfico : Marta Tomé, Rui Matoso e Nuno Vasco