No passado dia 5 de junho, no Cine Teatro Virgínia, jovens estudantes da turma do 12 AVA da ESML desafiaram-se, através da dança contemporânea e da performance, no espetáculo FUTURICIDADE.
Através dos movimentos corporais individuais e coletivos, ativaram-se as vozes e os discursos críticos dos jovens cidadãos na sua ampla diversidade. O palco transformou-se num espaço de partilha de experiências e de aprendizagem sobre práticas urbanas, num lugar que procura reinventar e construir um futuro da cidade que respeita todas as formas de vida, o pluralismo e a diversidade cultural.
Um espetáculo integrado no Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas Gil Paes/ Escola Secundaria Maria Lamas e no Plano Nacional das Artes, e inserido no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, um documento pertinente para favorecer nas gerações futuras o dever cívico de aprofundar a cidadania cultural e o direito à cidade.
O projeto foi coordenado pelos professores Carla Estêvão, Cristina Nascimento, Elsa Godinho, João António e Maria Paula Godinho.
Criação Marta Tomé e Rui Matoso
Cocriação e interpretação alunas e alunos 12° AVA – ESML
Texto: Nuno Vasco
Fotografias: Nuno Vasco e Rui Matoso