A 10 de dezembro comemora-se, anualmente, o “Dia dos Direitos Humanos”. Este ano assinalam-se os 74 anos da adoção, em 1948, pela Assembleia das Nações Unidas, da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Esta declaração, redigida após a 2ª Guerra Mundial, teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade, após o conflito que vitimou milhões de pessoas e enumera os direitos humanos básicos, dos quais todo o ser humano deve usufruir. O desrespeito quotidiano por esses direitos, leva-nos à necessidade de abordar esta questão e promover ações no sentido de alertar para a necessidade da sua defesa.
Como Escola Associada da UNESCO, nas disciplinas de Cidadania e Mundo Atual e Educação Visual, os alunos do 9º Ano, realizaram diversos tipos de trabalhos levando-os a refletir sobre a questão dos Direitos Humanos e sobre a importância de os conhecer e promover a sua defesa.
Os trabalhos realizados foram divulgados na Comunidade Escolar e resultaram em cartazes, um pequeno vídeo e numa Instalação Artística intitulada “DIREITOS HUMANOS, pelo chão”.
Os Direitos Humanos constituem um dos domínios da Educação para a Cidadania e de forma geral os alunos mostraram interesse pela temática e tomaram consciência de que há muito a fazer para os defender.
O tema escolhido este ano para a comemoração do Dia dos Direitos Humanos é «Dignidade, Liberdade e Justiça para Todos»
HOJE, como nunca, os DIREITOS HUMANOS estão ameaçados e não devemos ficar indiferentes.