Projeto de dinamização das bibliotecas escolares

Bibliot.1 Bibliot.2 Bibliot.3

Está a decorrer, desde o mês de outubro passado, o projeto “A Torre Encantada”, nas bibliotecas escolares deste Agrupamento. É um projeto de dinamização daquelas bibliotecas para as turmas do pré-escolar, da responsabilidade do educador de infância Filipe Carvalho.

O projeto consiste em, uma vez por semana, levar todas as turmas do pré-escolar (uma de cada vez) às bibliotecas dos respetivos centros escolares e aí proporcionar às crianças momentos de contacto com os livros, conversas sobre histórias, leitura de lengalengas e de poemas, conto de histórias, … e construção da Torres Encantada, com fotos das capas das histórias contadas a servirem de tijolos.

Pretende-se, com esta iniciativa, proporcionar um momento agradável, dinâmico, enriquecedor e motivador, que estimule e habitue os docentes e as crianças a frequentarem os espaços de biblioteca com alguma regularidade.

O projeto tem decorrido (de acordo com a avaliação feita no final do 1º período pelas educadoras titulares de turma) de forma bastante positiva. O prazer, o gosto, o empenho e o interesse demonstrados por, praticamente, todas as crianças também refletem a pertinência e importância do projeto.

Nas bibliotecas dos centros escolares de Assentis e Chancelaria (com 5 turmas, às 2ª e 5ª feiras), de Olaia e Paço, (com 2 turmas, às 3ª feiras), de Visconde São Gião (com 1 turma, às 4ª feiras), de Serra de Aire (com 2 turmas, às 6ª feiras) e na biblioteca da EB2,3 Manuel Figueiredo (com 2 turmas do JI das Tufeiras, às 4ª feiras) já foram contadas as histórias “Eu nunca na vida comerei tomate”, de Lauren Child; “O outono é o tempo a envelhecer”, de Maria Isabel Anjo; “A lenda de São Martinho em sombras chinesas”, ppt de Maria Jesus Sousa; “O coelhinho branco”, de António Torrado; “O pintainho e o baguinho de milho”, conto oral; “Os dois amigos”, ppt adaptado de história de Luísa Ducla Soares; História do presépio (também dramatizada pelas turmas); “O Sr Ano”, ppt de Paula Zambujo; “À espera de Maria Marmota”, de Géraldine Elscher; “Lengalenga dos nomes”, de Marta Elias e “Branca de Neve e os sete anões”, das edições ASA.

 

Bem-vindo ao Agrupamento de Escolas Gil Paes

Aos Pais e Encarregados de Educação

Somos um Agrupamento no seu terceiro ano de existência mas com uma longa história alicerçada nas gerações de torrejanos que foram formados na Escola Básica de São Gião, na escola EB/2,3 Manuel de Figueiredo (o antigo Ciclo) e na Escola Maria Lamas (a antiga Escola Industrial, o Liceu de Torres Novas).

No presente ano letivo desejamos consolidar as nossas boas práticas, inovar no trabalho que fazemos com os nossos alunos e continuar a construção de uma cultura de Agrupamento que possa albergar as diferentes sensibilidades escolares que o compõem.

Vamos inaugurar uma nova e moderna Escola Manuel de Figueiredo, reequipamos a Escola Maria Lamas, o que aliado aos Centros Escolares e Jardim de Infância existentes completam um conjunto de instalações que possibilitam a alunos, professores e funcionários desenvolver com qualidade o seu trabalho.

Todos reconhecemos que o processo educativo se formaliza em dois momentos, o momento do ensino e o da aprendizagem. O primeiro momento é de inteira responsabilidade da escola e dos professores e estamos preparados para ele. O segundo momento é, fundamentalmente, da responsabilidade dos alunos – que têm de desejar, querer, aprender.

Aos alunos exige-se pois, neste ano letivo, que tenham uma postura de disciplina e de empenho no seu trabalho, nos seus estudos, na sua aprendizagem. Aos Pais e Encarregados de Educação pede-se que acompanhem a vida escolar dos seus educandos, que interajam com os educadores, professores titulares de turma, com os diretores de turma, e falem connosco – sempre.

Os meus votos de um bom ano letivo.


O Diretor

Paulo Renato Ermitão Gregório

Procura

Estação Meteorológica

Weather Underground PWS ITORRESN2

Somos Eco-Escolas!

Eco-Escolas

Eco Codigo ESML

Go to top