Projeto de dinamização das bibliotecas escolares

Bibliot.1 Bibliot.2 Bibliot.3

Está a decorrer, desde o mês de outubro passado, o projeto “A Torre Encantada”, nas bibliotecas escolares deste Agrupamento. É um projeto de dinamização daquelas bibliotecas para as turmas do pré-escolar, da responsabilidade do educador de infância Filipe Carvalho.

O projeto consiste em, uma vez por semana, levar todas as turmas do pré-escolar (uma de cada vez) às bibliotecas dos respetivos centros escolares e aí proporcionar às crianças momentos de contacto com os livros, conversas sobre histórias, leitura de lengalengas e de poemas, conto de histórias, … e construção da Torres Encantada, com fotos das capas das histórias contadas a servirem de tijolos.

Pretende-se, com esta iniciativa, proporcionar um momento agradável, dinâmico, enriquecedor e motivador, que estimule e habitue os docentes e as crianças a frequentarem os espaços de biblioteca com alguma regularidade.

O projeto tem decorrido (de acordo com a avaliação feita no final do 1º período pelas educadoras titulares de turma) de forma bastante positiva. O prazer, o gosto, o empenho e o interesse demonstrados por, praticamente, todas as crianças também refletem a pertinência e importância do projeto.

Nas bibliotecas dos centros escolares de Assentis e Chancelaria (com 5 turmas, às 2ª e 5ª feiras), de Olaia e Paço, (com 2 turmas, às 3ª feiras), de Visconde São Gião (com 1 turma, às 4ª feiras), de Serra de Aire (com 2 turmas, às 6ª feiras) e na biblioteca da EB2,3 Manuel Figueiredo (com 2 turmas do JI das Tufeiras, às 4ª feiras) já foram contadas as histórias “Eu nunca na vida comerei tomate”, de Lauren Child; “O outono é o tempo a envelhecer”, de Maria Isabel Anjo; “A lenda de São Martinho em sombras chinesas”, ppt de Maria Jesus Sousa; “O coelhinho branco”, de António Torrado; “O pintainho e o baguinho de milho”, conto oral; “Os dois amigos”, ppt adaptado de história de Luísa Ducla Soares; História do presépio (também dramatizada pelas turmas); “O Sr Ano”, ppt de Paula Zambujo; “À espera de Maria Marmota”, de Géraldine Elscher; “Lengalenga dos nomes”, de Marta Elias e “Branca de Neve e os sete anões”, das edições ASA.

 

Procura

Estação Meteorológica

Weather Underground PWS ITORRESN2

Somos Eco-Escolas!

Eco-Escolas

Eco Codigo ESML

Go to top