AEGP

Feira de época com Manuel de Figueiredo

feiramanuelfigueiredo

O Agrupamento de escolas de Gil Paes congratula-se com a escolha do nome de Manuel de Figueiredo – patrono de uma das nossas escolas – para a feira de época do concelho de Torres Novas.

Cosmógrafo-mor do reino Manuel de Figueiredo foi autor de obras como Chronographya, Reportório dos Tempos, Hidrografia, Exame de Pilotos e a muita aclamada obra Tábua de Apartamento do Sol ao Nascer de Leste, Oeste e ao Pôr em Qualquer Altura cujos ecos vanguardistas chegaram até hoje.

Manuel de Figueiredo é figura maior da história torrejana e memória de muitos torrejanos que estudaram numa das mais emblemáticas escolas do termo torrejano.

Concurso de Adivinhas de CFQ


Resultados:

1º Prémio - Nuno Simões (9º E - Escola Maria Lamas)
2º Prémio - Eva Batista (7º D - Escola Manuel de Figueiredo)
3º Prémio - Joana Vicente (7º A - Escola Manuel de Figueiredo)

Parabéns!

Leia mais:Concurso de Adivinhas de CFQ

Orçamento Participativo das Escolas dá voz aos alunos

ope

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nas escolas, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas. Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. Para tal, os alunos devem apresentar as suas propostas até ao final de fevereiro. Para serem votadas, as medidas devem ter em conta o montante atribuído a cada escola e contar com o apoio de, pelo menos, 5% dos estudantes. As propostas devem ser votadas pelos estudantes no dia 24 de março e adotadas em 2017.

Mais informações:

> Regulamento
> Questões
> Formulário de propostas

Formação na Bulgária - Erasmus+

No âmbito do projeto Erasmus+ "L'ecole maternelle, levier pour l'education future de l'enfant ", uma delegação de professores do Agrupamento de Escolas Gil Paes deslocou-se a Shumen, na Bulgária, onde participou na formação "Les technologies pour stimuler le développement créatif des enfants et leurs compétences clé".

Ao longo da semana, os docentes tomaram contacto com os softwares educativos e interativos "Envision" e "Jampido" para o ensino pré-escolar e básico,  sob a orientação do professor Angel Angelov, especialista na área das tecnologias educativas.

 

 

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No ano em que se completam 10 anos de assinatura da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Agência Nacional Eramus+ comemorou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência na Escola Rainha D. Leonor. O Agrupamento de Escolas Gil Paes esteve presente com o objetivo de encontrar sinergias para novos projetos promotores de uma sociedade mais inclusiva, para todos, sem qualquer tipo de discriminação.

 

Dia do Diploma

 

Bem-vindo ao Agrupamento de Escolas Gil Paes

Aos Pais e Encarregados de Educação

Somos um Agrupamento no seu terceiro ano de existência mas com uma longa história alicerçada nas gerações de torrejanos que foram formados na Escola Básica de São Gião, na escola EB/2,3 Manuel de Figueiredo (o antigo Ciclo) e na Escola Maria Lamas (a antiga Escola Industrial, o Liceu de Torres Novas).

No presente ano letivo desejamos consolidar as nossas boas práticas, inovar no trabalho que fazemos com os nossos alunos e continuar a construção de uma cultura de Agrupamento que possa albergar as diferentes sensibilidades escolares que o compõem.

Vamos inaugurar uma nova e moderna Escola Manuel de Figueiredo, reequipamos a Escola Maria Lamas, o que aliado aos Centros Escolares e Jardim de Infância existentes completam um conjunto de instalações que possibilitam a alunos, professores e funcionários desenvolver com qualidade o seu trabalho.

Todos reconhecemos que o processo educativo se formaliza em dois momentos, o momento do ensino e o da aprendizagem. O primeiro momento é de inteira responsabilidade da escola e dos professores e estamos preparados para ele. O segundo momento é, fundamentalmente, da responsabilidade dos alunos – que têm de desejar, querer, aprender.

Aos alunos exige-se pois, neste ano letivo, que tenham uma postura de disciplina e de empenho no seu trabalho, nos seus estudos, na sua aprendizagem. Aos Pais e Encarregados de Educação pede-se que acompanhem a vida escolar dos seus educandos, que interajam com os educadores, professores titulares de turma, com os diretores de turma, e falem connosco – sempre.

Os meus votos de um bom ano letivo.


O Diretor

Paulo Renato Ermitão Gregório

Procura

Estação Meteorológica

Weather Underground PWS ITORRESN2

Go to top