Parlamento dos Jovens


O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos alunos do ensino básico e secundário e que visa promover a educação para a cidadania e o gosto pela participação cívica e política. À semelhança de anos anteriores, a Escola Maria Lamas participa neste programa, cujo tema é 40 anos da Constituição Portuguesa e o poder local.

Motivados pelos professores responsáveis e pelo tema a abordar, os alunos do secundário constituíram duas listas, compostas por um grupo de 10 alunos cada, e pesquisaram e aprofundaram o tema no sentido de apresentarem as respetivas medidas de recomendação. Estas medidas foram apresentadas em todas as turmas do secundário e posteriormente discutidas em plenário, num debate entre as listas concorrentes e todos os alunos do secundário interessados nestas temáticas. Este debate público decorreu no dia treze de janeiro na sala das colunas e na semana seguinte, no dia 16, a Escola recebeu a visita do senhor deputado António Filipe, eleito pelo círculo de Santarém, pela lista da CDU que dinamizou o habitual debate escolar e no qual participaram cerca de noventa alunos do ensino básico e secundário.

No dia dezoito de janeiro e após o processo eleitoral, decorreu no auditório da Escola a Sessão Escolar onde foi aprovado o projeto de recomendação da Escola Maria Lamas e os três deputados que a irão representar na Sessão Distrital. Foram eleitos como deputados efetivos os alunos: Henrique Conceição (11º LHC), David Carvalho (11º LHC) e como deputado suplente o aluno do (10º LHC) Manuel Sá Machado. Ficou assim, concluída a primeira fase e os objetivos foram alcançados. Vamo-nos preparar para a segunda fase e tentar dignificar o melhor possível a nossa Escola. 

 

Procura

Estação Meteorológica

Weather Underground PWS ITORRESN2

Somos Eco-Escolas!

Eco-Escolas

Eco Codigo ESML

Go to top