Parlamento dos Jovens


O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos alunos do ensino básico e secundário e que visa promover a educação para a cidadania e o gosto pela participação cívica e política. À semelhança de anos anteriores, a Escola Maria Lamas participa neste programa, cujo tema é 40 anos da Constituição Portuguesa e o poder local.

Motivados pelos professores responsáveis e pelo tema a abordar, os alunos do secundário constituíram duas listas, compostas por um grupo de 10 alunos cada, e pesquisaram e aprofundaram o tema no sentido de apresentarem as respetivas medidas de recomendação. Estas medidas foram apresentadas em todas as turmas do secundário e posteriormente discutidas em plenário, num debate entre as listas concorrentes e todos os alunos do secundário interessados nestas temáticas. Este debate público decorreu no dia treze de janeiro na sala das colunas e na semana seguinte, no dia 16, a Escola recebeu a visita do senhor deputado António Filipe, eleito pelo círculo de Santarém, pela lista da CDU que dinamizou o habitual debate escolar e no qual participaram cerca de noventa alunos do ensino básico e secundário.

No dia dezoito de janeiro e após o processo eleitoral, decorreu no auditório da Escola a Sessão Escolar onde foi aprovado o projeto de recomendação da Escola Maria Lamas e os três deputados que a irão representar na Sessão Distrital. Foram eleitos como deputados efetivos os alunos: Henrique Conceição (11º LHC), David Carvalho (11º LHC) e como deputado suplente o aluno do (10º LHC) Manuel Sá Machado. Ficou assim, concluída a primeira fase e os objetivos foram alcançados. Vamo-nos preparar para a segunda fase e tentar dignificar o melhor possível a nossa Escola. 

 

Bem-vindo ao Agrupamento de Escolas Gil Paes

Aos Pais e Encarregados de Educação

Somos um Agrupamento no seu terceiro ano de existência mas com uma longa história alicerçada nas gerações de torrejanos que foram formados na Escola Básica de São Gião, na escola EB/2,3 Manuel de Figueiredo (o antigo Ciclo) e na Escola Maria Lamas (a antiga Escola Industrial, o Liceu de Torres Novas).

No presente ano letivo desejamos consolidar as nossas boas práticas, inovar no trabalho que fazemos com os nossos alunos e continuar a construção de uma cultura de Agrupamento que possa albergar as diferentes sensibilidades escolares que o compõem.

Vamos inaugurar uma nova e moderna Escola Manuel de Figueiredo, reequipamos a Escola Maria Lamas, o que aliado aos Centros Escolares e Jardim de Infância existentes completam um conjunto de instalações que possibilitam a alunos, professores e funcionários desenvolver com qualidade o seu trabalho.

Todos reconhecemos que o processo educativo se formaliza em dois momentos, o momento do ensino e o da aprendizagem. O primeiro momento é de inteira responsabilidade da escola e dos professores e estamos preparados para ele. O segundo momento é, fundamentalmente, da responsabilidade dos alunos – que têm de desejar, querer, aprender.

Aos alunos exige-se pois, neste ano letivo, que tenham uma postura de disciplina e de empenho no seu trabalho, nos seus estudos, na sua aprendizagem. Aos Pais e Encarregados de Educação pede-se que acompanhem a vida escolar dos seus educandos, que interajam com os educadores, professores titulares de turma, com os diretores de turma, e falem connosco – sempre.

Os meus votos de um bom ano letivo.


O Diretor

Paulo Renato Ermitão Gregório

Procura

Estação Meteorológica

Weather Underground PWS ITORRESN2

Somos Eco-Escolas!

Eco-Escolas

Eco Codigo ESML

Go to top