Escola Associada da UNESCO

A Escola Maria Lamas é uma Escola Associada da UNESCO desde 1997, tendo sido a 17ª escola portuguesa a aderir à Rede de Escolas Associadas da UNESCO.

Uma Escola Associada da UNESCO pratica um ensino intercultural e deve ser democrática e participativa nas suas estruturas e métodos. Deverá igualmente adotar como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor e num sentido ético.

Deve assentar o seu trabalho no pressuposto de que o conhecimento, a familiarização e a colaboração com outros povos e culturas são enriquecedores e vitais. As Escolas Associadas devem constituir uma rede por meio do estabelecimento de elos de comunicação entre si e da organização de encontros. Devem também procurar a colaboração com diferentes parceiros, como por exemplo, entidades oficiais e instituições, ONG, meios de comunicação social, organizações privadas, empresas, etc.

Mais informações:
> Comissão Nacional da UNESCO 
> Escolas Associadas da UNESCO - Manual Prático

 

Bem-vindo ao Agrupamento de Escolas Gil Paes

Aos Pais e Encarregados de Educação

Somos um Agrupamento no seu terceiro ano de existência mas com uma longa história alicerçada nas gerações de torrejanos que foram formados na Escola Básica de São Gião, na escola EB/2,3 Manuel de Figueiredo (o antigo Ciclo) e na Escola Maria Lamas (a antiga Escola Industrial, o Liceu de Torres Novas).

No presente ano letivo desejamos consolidar as nossas boas práticas, inovar no trabalho que fazemos com os nossos alunos e continuar a construção de uma cultura de Agrupamento que possa albergar as diferentes sensibilidades escolares que o compõem.

Vamos inaugurar uma nova e moderna Escola Manuel de Figueiredo, reequipamos a Escola Maria Lamas, o que aliado aos Centros Escolares e Jardim de Infância existentes completam um conjunto de instalações que possibilitam a alunos, professores e funcionários desenvolver com qualidade o seu trabalho.

Todos reconhecemos que o processo educativo se formaliza em dois momentos, o momento do ensino e o da aprendizagem. O primeiro momento é de inteira responsabilidade da escola e dos professores e estamos preparados para ele. O segundo momento é, fundamentalmente, da responsabilidade dos alunos – que têm de desejar, querer, aprender.

Aos alunos exige-se pois, neste ano letivo, que tenham uma postura de disciplina e de empenho no seu trabalho, nos seus estudos, na sua aprendizagem. Aos Pais e Encarregados de Educação pede-se que acompanhem a vida escolar dos seus educandos, que interajam com os educadores, professores titulares de turma, com os diretores de turma, e falem connosco – sempre.

Os meus votos de um bom ano letivo.


O Diretor

Paulo Renato Ermitão Gregório

Procura

Estação Meteorológica

Weather Underground PWS ITORRESN2

Somos Eco-Escolas!

Eco-Escolas

Eco Codigo ESML

Go to top